Detran alerta motoristas para falsas mensagens da internet



Falsas informações sobre a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e os respectivos valores cobrados pelas infrações cometidas no trânsito têm circulado pelas redes sociais. São textos elaborados alegando mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, mas as informações não procedem, como alerta o diretor de atendimento cidadão do Detran SP, Jânio Loiola: “É importante que as pessoas, na dúvida, procurem o portal ou uma unidade do Detran para esclarecer.”
 
Entre as mensagens, há avisos que circular com o extintor de incêndio envolvido em um saco plástico é passível de multa. Em relação a isto, Loiola esclarece quais são as atitudes que devem ser tomadas: “É necessário que o extintor esteja em fácil acesso, na parte da frente do veículo, para que no caso de urgência possa ser retirado rapidamente. Não existe nada em relação ao plástico no extintor.”
 
Outra atitude que gera dúvidas entre os motoristas é a proibição ou não de fumar enquanto se conduz o carro. “A questão é você dirigir com apenas uma das mãos no volante. A pessoa conduzir o veículo com uma das mãos e a outra para fora, por exemplo, isso que causa infração e não pelo fato de ela estar fumando”, explica Loiola.
 
O diretor de atendimento ao cidadão ainda esclarece que o motorista que deixar de renovar sua carteira de habilitação após o vencimento da mesma não será penalizado. Neste caso é preciso refazer todo o processo para a retirada do documento. “Não procede. Se a pessoa passou 30 dias e não renovou. O único problema é que não pode dirigir. Depois de um ano, se quiser renovar a sua carteira, você pode fazer normalmente.”
 
Nas regras, a multa de insulto é aplicada apenas quando um agente de trânsito é desrespeitado. “A questão está nos detalhes da legislação do trânsito. Você não pode desrespeitar um agente de trânsito. Aí você terá problemas e cometerá uma infração.”
Todas as informações e regras sobre as quantidades de pontos na carteira, de acordo com as infrações cometidas e os valores de multas, são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e possuem validade igualitária em todo o território nacional.
 
Em caso de dúvida, é possível consultar as informações através do site do Detran ou na central telefônica, pelo número: 3322-3333. Os motoristas também podem esclarecer suas dúvidas diretamente nas unidades do Poupatempo e do Detran também.